Páginas

domingo, 13 de julho de 2008

REFLEXÕES SOBRE AS MÍDIAS DIGITAIS


Muito vem sendo falado sobre os avanços tecnológicos e a grande revolução que vem sendo processada na sociedade em razão de tais avanços. Vivemos em uma chamada Sociedade de Informação. Mas afinal, quais os conceitos envolvidos nessa nova sociedade e as reais conseqüências para os envolvidos nos processos comunicacionais? A questão permanece mais polêmica ainda quando tratamos da aparente aura democrática que envolve a web. A enxurrada de opiniões, idéias e outras formas de participação asseguram ao meio uma comunicação de fato democrática?
Devemos começar revelando alguns conceitos sobre novas tecnologias em comunicação, que se mostram essenciais para o entendimento do tema. As mudanças não se processam apenas no campo da internet, apesar de ser este o grande objeto de debate. A grande característica da nova mídia é a interatividade, fornecendo ligação entre o consumidor da informação e o emissor, seja através do jornal on line, da televisão a cabo, da videoconferência, ou do próprio computador e suas ligações hipertextuais ou conectado à internet, dentre outros meios que poderíamos citar.
Esta seria a terceira grande transformação na mídia por intermédio da tecnologia. A primeira ocorreu com o surgimento das impressoras a vapor e do papel jornal barato. Depois disso, veio a transmissão por ondas eletromagnéticas (rádio em 1920 e televisão em 1939). Agora presenciamos um no patamar nas tecnologias de armazenagem, produção e difusão de informação.
O jornalista Gilberto Dimenstein fala sobre uma nova espécie de analfabeto: “Quem não souber manejar as redes de computadores e ler o mundo digital está em desvantagem”(5). É a realidade do analfabeto digital fadado à discriminação, marginalizado no mundo produtivo e excluído da Netrópolis (6) – um espaço desterritorializado que une pessoas em todo o mundo.



Fonte: Mídia digital: dos princípios da liberdade à democracia ilusória, de Patrícia Diniz Santos.
Clique aqui e leia o texto na íntegra: http://www.uff.br/mestcii/diniz.htm

Nenhum comentário: